setembro galego de morriña à paisano

TRADUCCIÓN

Morriña…
Saudade com perfume de Lété indien de Joe Dassin nos lânguidos lusco-fuscos de setembro galego
(definição de um paisano louco pelas terras de Breogán)

Fui em Setembro…dia 1, a escapadinha para a Kallaika, recordando papiros grafitados na urbe pós-angústias de Betanzos.graffiti em Betanzos

Fomos ao Pasatempo…106 anos, notórios, carente de visita regular e desconcertante composição – gostámos da intrigante construção e do tempo passado a descobrir as horas de ser.

pasatempo

Tinha pressa…queria seguir para A Coruña
Não é habitual, mas já foi tantas vezes ao Hércules e nunca se proporcionou a subida ao único farol construído pelos Romanos e ainda em funcionamento. Planeei a estadia no Hotel Eurostars Ciudad de La Coruña, muito recomendável, por ficar nas imediações da Torre de Hércules, obrigando-nos a fazer aquele passeio magnífico até à estátua de Breogán.

passeio de Hércules

E o prémio do plano compensou: o seu interior merece uma visita demorada, não é todos os dias  que posso tocar em pedras duma edificação com quase dois milénios de idade: faltou-me dizer que o plano era ver o sol-pôr do alto do farol…e resultou magnificamente num momento inolvidável!

sol-pôr hercúleo

O segundo dia foi para aprender, para gáudio dos mais jovens, começando pelo agradável Aquarium Finisterrae, que prima pela proximidade e interação e com o staff mesmo muito simpático. E conseguimos ver o tubarão enquanto almoçava…

Aquarium Finisterrae

Como iniciámos cedo e à hora do almoço seria sempre tardia, optámos pela visita à surpreendente Domus, destacando-se pela linguagem simples para a aprendizagem que se proponha realizar, até para os nossos antepassados.

Domus

Para fechar o circuito mc2coruna, visitámos a Casa das Ciências, cuja funcionária muito simpática ainda partilhou a sua memória de infância do seu encontro no jardim do alemão Mán de Camelle. E as ciências foram muito divertidas, mesmo sem planetário por não se conjugar com o nosso plano de viagem. Teremos de voltar, também por causa da Alita Comix e o ar de além de Miguelanxo Prado.

Casa de las Ciencias

Assim, depois da magia das ciências,  partimos em busca de outra: a magia de Muxia e a Virxe da Barca, santuário da grande ferida e destino mandatório do camino.

Virxe da Barca

Sim, isso tudo num dia… naturalmente que a expressão só podia ser de alma plena.

Costa da Morte em Muxia

Tempo de chegar ao fim da terra, com base no Sardiñeiro e o seu Merendero, onde é sempre bom rever  o señor Domingo, antes de um sol-pôr majestoso.

sol-pôr familiar

Fechamos o dia no Peppone, a pedido dos mais pequenos, onde Tamara foi a nossa muito amável anfitriã…para os que aguentaram o dia, claro 🙂
Como sempre, tudo muito bem nesta casa…até o sono!

Peppone nap

A estival canícula suave permitiu banhos na longa Langosteira e decidimos dedicar todo o dia seguinte à praia e ao marisco: um plano simples e saboroso.

Langosteira

Dia 4 e quisemos saber o que significa uma subida de montanha na La Vuelta e subimos ao mirador do Ézaro…esses ciclistas são loucos!

Mirador do Ézaro

Passamos o embalse do Xallas e vimos o Monte Pindo numa outra perspectiva, que vai ser objecto de viagem futura, e fomos confirmar que, realmente, o tamanho importa em Carnota…hóstia!!!!

espigueiro de Carnota

Tapamos, bem, no Pedro do Prouso, com os callos à galega soberbos e alguns «vários» secretos. Tarifas de turista…

callos a galega

Para fazer a digestão, regressámos a Ézaro e visitámos o Centro de Interpretação da Electricidade.

Electricidade do Ezaro

A magnífica cascata do Xallas em Ézaro fascina sempre e fica a promessa de voltar para ver a sua iluminação nocturna com projectores arquitecturais, todos os sábados das 23h00 à meia-noite durante os meses de verão. Fica a dica…

Cascata do Ézaro

E se nunca viram um banco de névoa no fim do mundo e quão rápido galga para esconder tudo dentro do seu manto, saibam que perdem um espectáculo fantasmagórico: ao fim de 5 minutos, todo o cabo estava encoberto.

névoa sobre Fisterra

Dia 5, dia das praias: primeiro, o santuário familiar que é a praia de Sardiñero, meditativa e restauradora de equilíbrio.

Praia de Sardiñero

E depois a Praia do Rostro, selvagem serenidade artábria…

Praia do Rostro

Por fim, inauguramos o Langosteira Beauty Spa

Langosteira Beauty Spa

E assim chegou o sol-pôr de despedida de Fisterra, que voltou a ser um deleite de tranquilidade em cores quentes e silêncio morno.

Solitude Standing Finisterre

Sempre vi muitas fotos do sol-pôr de Fisterra, por isso quis também honrar o seu raiar de aurora: ambos merecem o momento de contemplação.

aurora de Fisterra

No dia de regresso, fizemos a Costa da Morte até Corrubedo e visitámos o fantástico cordão dunar, parque natural protegido: ficou também a promessa de um dia dedicado.

dunas de Corrubedo

E assim, como refrão incessante daquele êxito de verão que nos vibra na alma, regressámos com o perfume e ar da Costa da Morte na alma, memórias e sabores de paisagens novas e revisitadas, felizes por viver tão perto desta terra mágica, prenhe de morriña que se pega como amor à primeira vista…

Galicia Máxica

Morriña…
Saudade con perfume de Lété indien de Joe Dassin en los lânguidos lusco-fuscos del septiembre gallego
(definición de un paisano loco por las tierras de Breogán).
Fui en Septiembre el día 1… la escapadiña para la Kallaika, recordando papiros grafitados en la urbe post-angustias de Betanzos.
Fuimos al Pasatempo… 106 años, notorios, carente de visita regular y desconcertante composición nos gustó de la intrigante construcción y del tiempo pasado a descubrir las horas de ser.
Tenía prisa..quería seguir para A Coruña.
No es habitual, pero ya fui tantas veces al Hércules y nunca se proporcionó la subida al único faro construido por los Romanos y aún en funcionamiento. Planeé la estancia en el Hotel Eurostars Ciudad de La Coruña, muy recomendable, por quedar en las imediaciones de la Torre de Hércules, obligándonos a hacer aquel paseo magnífico hasta la estatua de Breogán.
Y el premio del plan compensó: su interior merece una visita tardada, no todos los días puedo tocar las piedras de una edificación con casi dos milenios de edad: me faltó decir que el plan era ver el sol ponerse desde el alto del faro y resultó magníficamente un momento inolvidable!
El segundo día fue para aprender, para los más jóvenes, comenzando por el agradable Aquarium Finisterrae, que prima por la proximidad e interacción y con un staff muy simpático. Y conseguimos ver el tiburón mientras almorzaba…
Como iniciamos pronto y la hora del almuerzo sería siempre tardía, optamos por la visita a la sorprendente Domus, destacándose por el lenguaje simple para el aprendizaje que se propone realizar, hasta para nuestros antepasados.
Para cerrar el circuito mc2coruna, visitamos la Casa de las Ciencias, cuya operaria muy simpática aún dividió su memoria de infancia de su encuentro en el jardín del alemán Mán de Camelle. Y las ciencias fueron muy divertidas, aún sin planetario por no conjugar con nuestro plan de viaje. Tendremos que volver, también a causa de la Alita Comix y el aire de además de Miguelanxo Prado.
Así, tras la magia de las ciencias, partimos en búsqueda de otra: la magia de Muxía y la Virxe de la Barca, santuario de la gran herida y destino obligado del camino.
Sí, eso todo un día… naturalmente que la expresión sólo podía ser de alma plena.
Tiempo de llegar al fin de la tierra, con base en el Sardiñeiro y su Merendero, donde es siempre bueno volver a ver el señor Domingo, antes de un solpor majestuoso.
Cerramos el día en el Peppone, por petición de los más pequeños, donde Tamara fue nuestra muy amable anfitriona, para los que aguantaron el día, claro
Como siempre, todo muy bien en esta casa…hasta el sueño!
La estival canícula suave permitió baños en la larga Langosteira y decidimos dedicar todo el día siguiente a la playa y al marisco: un plan simple y sabroso.
Día 4  quisimos saber lo que significa una subida de montaña en la La Vuelta y subimos al mirador del Ézaro…esos ciclistas son locos!
Pasamos el embalse del Xallas y vimos el Monte Pindo en otra perspectiva, que va a ser objecto de viaje futuro, y fuimos confirmar que, realmente, el tamaño importa en Carnota…hóstia!!!!
Tapeamos, bien, en Pedro del Prouso, con los callos a la gallega soberbios y varios secretos. Tarifas de turista
Para hacer la digestión, regresamos al Ézaro y visitamos el Centro de Interpretación de la Electricidad.
La magnífica cascada del Xallas en Ézaro fascina siempre y queda la promesa de volver para ver su iluminación nocturna con proyectores arquitecturales, todos los sábados de las 23h00 a la medianoche durante los meses de verano. Queda  dicho…
Y si nunca vieron un banco de niebla en el fin del mundo y lo rápido que cabalga para esconder todo dentro de su manto, sabed que se pierden un espectáculo fantasmagórico: en 5 minutos, todo el cabo estaba cubierto.
Día 5, día de las playas: primero, el santuario familiar que es la playa de Sardiñeiro, meditativa y restauradora de equilibrio.
Y después la Playa del Rostro, salvaje serenidad artabria…
Por fin, inauguramos el Langosteira Beauty Spa
Y así llegó el solpor de despedida desde Fisterra, que volvió a ser un deleite de tranquilidad en colores calientes y en silencio tibio.
Siempre vi muchas fotos del solpor de Fisterra, por eso quise también honrar su raiar de aurora: ambos merecen el momento de contemplación.
El día de regreso, hicimos la Costa de la Muerte hasta Corrubedo y visitamos el fantástico cordón dunar, parque natural protegido: quedó también la promesa de un día dedicado.
Y así, como el refrán incesante de aquel éxito de verano que nos vibra en el alma, regresamos con el perfume y aire de la Costa de la Muerte en el alma, memorias y sabores de paisajes nuevos y revisitados, felices por vivir tan cerca de esta tierra mágica, prende la morriña que se agarra como el amor a primera vista…

2 comentarios en “setembro galego de morriña à paisano”